BURNOUT

Compreenda o que é burnout e como você pode evitar ele na sua vida.

blog-image

BURNOUT

O que é burnout?

O burnout é um estado sério de exaustão crônica que pode ter uma série de impactos negativos em sua mente e corpo, e, portanto, em toda a sua vida, incluindo sua capacidade de escrever código.

O burnout pode acontecer com qualquer pessoa e geralmente é menos fácil de detectar em algumas do que em outras. No entanto, é importante para todos entenderem os sintomas para detectar quando seu corpo está exausto e precisa de descanso.

Causas de burnout

Estresse

Quando você se estressa mental ou fisicamente até o ponto de exaustão e ainda assim não pausa para se recuperar, é como dirigir com o tanque vazio, o motor certamente ficará desgastado ou até mesmo entupido.

Negatividade

Quando você consciente ou inconscientemente alimenta sua mente com pensamentos ou palavras negativas, ou permite que a negatividade dos outros realmente afete você, isso afeta negativamente seu estado mental, o que pode resultar em baixa autoestima, síndrome de inferioridade, autodepreciação e subsequentes problemas de saúde mental.

Perfeccionismo

Toda vez que você se esforça para tornar as coisas perfeitas, você procrastina e se sente insatisfeito consigo mesmo, o que por sua vez causa uma tensão mental.

Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Quando seu trabalho consome a maior parte do seu tempo e você luta para encontrar tempo para si mesmo, amigos ou família, você se sente exausto, cansado e extremamente estressado na maior parte do tempo.

Falta de vida social

Alguns profissionais de tecnologia têm uma vida social não tão admirável. Isso pode tornar alguém recluso, o que significa menos tempo divertido, o que também significa mais estresse.

Como saber se você está sofrendo de burnout?

Você parece não ter motivação, o que significa que você precisa se esforçar para fazer as coisas que costumava fazer com facilidade.

Irritabilidade. Na maioria das vezes, quando experimentamos o esgotamento, parecemos estar mais irritados, nervosos e facilmente irritáveis.

Dores de cabeça frequentes e mudanças nos padrões de sono (a insônia pode até se instalar).

Dificuldade de concentração.

Insatisfação, mesmo quando se atinge um marco. Basicamente, você não encontra alegria em fazer as coisas que costumavam te deixar feliz.

Falta de energia, entusiasmo e disposição.

Existem outras maneiras de descobrir quando estamos sofrendo de esgotamento, já que cada pessoa apresenta diferentes sintomas.

Então, como lidar com o burnout quando ele se instala?

Relaxe: Bem... Se você está sofrendo de burnout devido ao estresse, a melhor coisa a fazer é tirar um tempo para relaxar e descansar (relaxar e ser cuidadoso😄). Isso fará muito bem a você. Prazos podem esperar, sua saúde mental vem em primeiro lugar ❤

Envolver-se em mais atividades sociais: Faça amigos, divirta-se, socialize, participe de eventos, conviva com pessoas reais, converse, alivie o estresse, saia com amigos, vá ver filmes ou qualquer outra coisa... Isso pode ajudar a clarear um pouco a mente.

Seja mais intencional em relação à sua vida: Sim, obviamente você já é muito intencional em relação à sua carreira, mas sem manter um equilíbrio, sua carreira pode tentar roubar seu tempo com a família/amigos. Às vezes, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode ser impraticável, e nesses momentos, você precisa estabelecer estratégias para manter a harmonia entre os dois lados. Seja mais estratégico em relação ao tempo. Você pode decidir bloquear alguns dias/tempo reservados para a família, para que também tenha tempo para si mesmo. Se a pressão está vindo do seu local de trabalho, tente entrar em contato com a gerência (se você não for gerente, é claro) para discutir melhores condições que possam funcionar, sem necessariamente abandonar sua vida. Tente definir metas para o que deve ser feito e o que pode esperar.

Faça pausas nas redes sociais de vez em quando, especialmente se estiver se sentindo mentalmente esgotado. Acredite em mim, o mundo continuará do jeito que estava quando você voltar. Tire uma pausa das mídias sociais e volte mais sã(o) e melhor.

Durma mais: Dizem que os profissionais de tecnologia são seres noturnos, no entanto, você precisa dormir mais, especialmente quando está sofrendo de esgotamento.

Viaje (férias): Se puder, mude de lugar, conheça novos lugares, mude de ambiente, esqueça de tudo e apenas respire😌.

Exercite-se: O exercício não é algo que fazemos apenas para perder peso, exercitamos para nos manter em forma (mental e fisicamente). Você não precisa se matricular em uma academia, existem vários aplicativos que você pode usar para começar sua rotina de exercícios em casa.

A essa altura, você provavelmente já deve ter adivinhado se já está sofrendo de esgotamento ou não. Bem, se estiver, não se preocupe, volte e verifique novamente algumas dessas dicas. Você também encontrará mais dicas úteis aqui.

E se você ainda não está sofrendo de burnout, ótimo, vamos ver algumas maneiras de evitar o burnout desde o início.

Como prevenir o burnout?

Você pode prevenir o burnout fazendo tudo o que foi mencionado acima (em como lidar com o burnout). A diferença é que, no seu caso, você não está fazendo isso para se recuperar, mas sim para manter a forma mental e física.

Quase tudo funcionará novamente se você desligá-lo por alguns minutos e ligá-lo novamente, inclusive você.

Conclusão

A questão é que não precisamos esperar até que nosso corpo grite para fazer uma pausa ou ir de férias e tudo mais, isso é algo que todos precisamos encaixar em nossas agendas e seguir religiosamente. Tudo se resume a intencionalidade e prioridade.

Newsletter

Receba mensalmente uma curadoria de conteúdo com novidades sobre tecnologia, lançamento de produtos, tutoriais, artigos e design.


©2023   Roger Rocha